Psicoterapia


A psicoterapia


A psicoterapia consiste na busca da melhoria da qualidade de vida para aquele que procura esse tipo de ajuda. Esse trabalho se estrutura na parceria psicólogo-paciente onde, através da fala, amplia-se o horizonte, ressignificando as situações de vida.


A psicoterapia pode ser vista como um momento em que há a necessidade de reavaliar o caminho de vida escolhido pelo indivíduo, objetivando a compreensão mais efetiva das escolhas feitas, sobretudo se já não são tão funcionais como antes ou apresentam retornos negativos na atualidade. No consultório o paciente tem espaço para falar sobre seu cotidiano e percurso e, assim, escolher como vai lidar com ele daquele momento em diante. Dessa forma, nota-se que a busca por psicoterapia surge do reconhecimento, por parte do sujeito, de que  algo não vai bem na sua vida e que, na dificuldade de solucionar sozinho, precisa do suporte de um profissional. 



O ponto de partida deste importante trabalho é uma entrevista onde o psicólogo conhece as queixas e demandas do paciente para que, ao longo do tempo, possa tornar suas questões mais claras e escolhas mais assertivas.



Tipos de psicoterapia:



Psicoterapia Individual – o atendimento busca auxiliar o autoconhecimento, a compreensão e o trabalho de conflitos individuais ou relacionais.

Psicoterapia para Crianças e Adolescentes – o atendimento para crianças e adolescentes trabalha os problemas e queixas da criança, do adolescente ou da própria família através do brincar (técnicas lúdicas). Os jogos e brincadeiras permitem a compreensão e a elaboração de conflitos individuais ou relacionais. 


Psicoterapia de Casal e Família - o psicólogo acompanha o casal ou a família e procura identificar com o que os impede que vivam de maneira mais harmoniosa. Tornando mais claro o que atrapalha sua convivência, os indivíduos envolvidos nesse tipo de atendimento, podem conhecer melhor suas dificuldades relacionais e ter contato com as dos outros participantes, podendo, na medida do possível, agir de maneira mais funcional.


Psicoterapia em Grupo – a mediação do psicólogo permite ao grupo o trabalho, a compreensão e a elaboração de seus conflitos e crises existenciais a partir da troca de experiências entre os participantes, utilizando-se das suas experiências particulares e das situações que surgem no próprio grupo. 

Orientação Profissional e Reorientação Profissional – trata-se da análise das escolhas profissionais do jovem ou do profissional a partir das suas próprias competências, habilidades e possibilidades. Para esse fim são utilizadas entrevistas, técnicas e exercícios. 


Análise Diagnóstica para Crianças – trata-se da investigação de queixas ou diagnóstico trazido pelo cliente e sua família para avaliar sua pertinência com o caso. Essa investigação é feita através do brincar (técnicas lúdicas) e a partir das possibilidades da criança e da família.